quarta-feira, 31 de março de 2010
Novo Velho Blog
Olá pessoal,
devido as constantes viagens pelo Brasil não há tempo pra ficar atualizando vários blogs, orkuts, emails, twitter e toda parafernália eletronica, por tanto a partir de hoje será atualizado apenas o blog:
www.ivamzouk.blogspot.com
Envie dúvidas, criticas ou sugestões para o email:
ivam@live.com
segunda-feira, 15 de março de 2010
Localização estratégica impulsiona economia de Lauro de Freitas - Bahia
A necessidade de expansão do processo de acumulação de capital no país direcionou seus interesses para algumas poucas cidades, selecionadas pela sua localização estratégica e por uma acumulação prévia de capital. Dentre estas, Salvador. Em conseqüência, a forte concentração populacional, saturando o território da capital, expande-se para a Região Metropolitana, em especial para Lauro de Freitas.
Com localização privilegiada, o município abriga em seu interior uma população de trabalhadores das mais variadas qualificações e outra de alta renda que se estabelece entre a avenida Santos Dumont (BA 099 Estrada do Coco) e o litoral, conformando um expressivo mercado consumidor.
Em 2003, o Produto Interno Bruto (PIB) de Lauro de Freitas somava 812 milhões de reais (dados da Secretaria de Planejamento do Estado). Em 2005 a Agência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal já contava mais de 3.200 empresas instaladas, movidas por mais de 33 mil trabalhadores. O município posiciona-se naturalmente com grande capacidade de atração de empreendimentos. Alem da infra-estrutura que dispõe, das facilidades institucionais e dos incentivos proporcionados pela administração municipal, Lauro de Freitas está próximo ao aeroporto internacional, da BR 324, da Linha Verde e ladeado pela terceira maior cidade do país (Salvador) e pelo maior parque industrial do Nordeste (Camaçari).
A planta industrial de Lauro de Freitas é baseada em indústrias limpas. São produzidos bens de consumo final cujos principais segmentos são: construção civil, brinquedos, eletro eletrônicos, cosméticos e alimentos. Com a implantação do Plano Diretor do município, dois pólos industriais devem ser confirmados garantindo um incremento significativo no setor secundário de indústrias não poluentes.
Entretanto, são os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços empresariais, financeiros, de saúde, educação, alimentação, segurança transporte e entretenimento que respondem por 54,2% do PIB do município.
No segmento de turismo, o município apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios. São sete quilômetros de belas praias, cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental (APA Joanes/Ipitanga) apta para o ecoturismo e, por iniciativa da administração municipal, já está em andamento o projeto para instalação do Centro de Convenções. Nas praias, o movimento nas barracas chega a ocupar 1.100 pessoas no verão e cerca de 600 na baixa estação.
Contudo o atrativo mais importante de Lauro de Freitas é a qualidade de vida e trabalho que pode oferecer às pessoas. Estimular o desenvolvimento econômico de forma sustentável construindo um ambiente sem poluição ou stress é o grande desafio e a grande meta da Prefeitura.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Sisu divulga lista de aprovados na 3ª etapa de seleção de 2010
05/03/2010 - 06h09
Sisu divulga lista de aprovados na 3ª etapa de seleção de 2010
Da Redação
Em São Paulo
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de aprovados na terceira etapa de 2010. Ao todo, se inscreveram 322.969 candidatos a 21.701 vagas em instituições públicas de ensino superior.
Consulte a lista de aprovados no site do Sisu
As matrículas dos convocados deverão ser realizadas de 9 a 12 de março. Os documentos para o registro podem ser consultados no site do Sisu ou nas instituições de ensino.
Espera e matrícula
Os candidatos que não foram convocados poderão manifestar interesse em participar de uma lista de espera para o curso indicado na inscrição. Para tanto, é preciso se inscrever pela web, no período de matrículas dos aprovados na terceira etapa, que vai de 9 a 12 de março.
Encerradas as matrículas, a universidade ou instituto federal que tiver vagas remanescentes pode convocar estudantes a partir da lista de espera dos candidatos.
Sobra de vagas
De acordo com a reportagem da Folha de S.Paulo, há a ameaça de sobra de vagas em cursos considerados top. Até o final da segunda rodada, das 21.701 vagas disponíveis, 12% eram de cursos top. A conclusão foi feita a partir de cruzamento das vagas oferecidas em cursos que obtiveram notas 4 e 5 nas últimas edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Um dos cursos que integram a lista preliminar de vagas remanescentes é o de medicina na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). Com nota 5, o curso costumava ter um vestibular concorridíssimo antes de a instituição aderir ao Enem como forma única de ingresso. Em 2009, por exemplo, teve 41,36 candidatos por vaga.
Veja outras informações no site do Sisu.
terça-feira, 2 de março de 2010
Prouni tem número recorde de inscrições com 822 mil candidatos a 165 mil bolsas
O Prouni (Programa Universidade para Todos) registrou recorde de candidatos. Foram encerradas as inscrições para 165 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Ao todo 822.254 estudantes disputam as vagas. No ano passado, 600 mil alunos se candidataram ao programa. O balanço de inscritos foi divulgado na quinta-feira (11/02/2010).
MEC cogita mudanças no Sisu para o próximo ano, após 74% de desistência de aprovados
A terceira etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) começou, nesta segunda-feira (1º), após desistência maciça dos candidatos às vagas nas instituições de ensino em que foram convocados.
Ao todo, foram selecionados mais de 29 mil vestibulandos e apenas 26% deles se matricularam na segunda etapa - o que representa um fracasso para esta fase do processo seletivo. A pasta já estuda mudanças no Sisu para o ingresso no próximo ano, com a criação de uma lista de espera já após a primeira chamada.
O ministério atribui a falha da seleção na segunda etapa do Sisu, principalmente, aos candidatos que, de maneira jocosa, fizeram inscrição em universidades que não tinham interesse real de estudarem.
Na primeira etapa, estavam em disputa 47,9 mil vagas, das quais 18,6 mil foram preenchidas. Restaram para a segunda etapa mais de 29 mil, com apenas 7,5 mil matriculados.
Para a terceira etapa, portanto, sobraram 21.701 vagas, ou 45,3% do total oferecido na fase inicial do Sisu.
De acordo com o MEC, houve casos de estudantes que participaram do Sisu mesmo depois de matriculados em outras instituições de prestígio. Um exemplo citado foi o de um candidato que, matriculado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, prestou um curso na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), garantiu a vaga no Sul do país e não se matriculou.
Mesmo com poucos alunos matriculados, a maioria das instituições decidiu manter o calendário acadêmico. As aulas para o curso de Educação Física da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) começaram oficialmente ontem no câmpus de Santos com apenas 12 estudantes matriculados - ainda há 36 vagas abertas.
O que deve mudar:
E qual mudança seria capaz de dar conta de desestimular os candidatos a fazerem brincadeiras com o sistema? O ministério acredita que a lista de espera poderá acabar com o problema de vagas não preenchidas. Por isso, a partir do próximo processo seletivo, ela deverá ser instituída após a primeira chamada.
Esta relação foi um artifício criado exclusivamente para esta terceira etapa de seleção do Sisu, pois o MEC "não havia previsto" que vestibulandos poderiam fazer do sistema um "joguinho de aprovação". Com ela, a pasta pretende que todas as vagas das instituições de ensino recebam seu respectivo ingressante.
Por que o MEC não previu o problema
A grande desistência de vagas não foi pressuposta porque a pasta imaginou que as listas de aprovados fossem seguir os padrões de preenchimento de vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos), com muito menos abandono de aprovados.
O programa dá bolsas de estudo, parciais e integrais, em universidades particulares para estudantes egressos da rede pública com renda familiar que se enquadre ao limite do edital. No momento, a renda familiar, por cabeça máxima admitida é de três salários mínimos (R$ 1.530). O caráter social das vagas do Prouni, segundo o MEC, seria inibidor de brincadeiras entre os vestibulandos.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Parcerias de Sucesso
Prouni no Sudoeste da Bahia
Atenção:
Se vc mora em Brumado, Livramento ou cidades próximas,
e sonha em fazer uma universidade ou faculdade pelo
Prouni, chegou a sua vez, agora a região conta com
o melhor curso preparatório para o Enem 2010, que está
cheio de novidades, vc mora na região e quer saber mais
sobre como participar? Envie um email pra ivam@live.com
Média de pontos do Enem 2009
Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas. Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.
A escala apresentada pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio, nem tão ruins nem tão bons, a nota 500 - no caso, foram usados apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.
A análise de quantos alunos ficaram em cada uma das faixas de pontos mostra que boa parte não conseguiu nem mesmo alcançar essa média. Na prova de linguagens, que inclui português, 47% dos estudantes ficaram com menos de 500 pontos e 1,3% ficou abaixo de 300, o que significa que praticamente zeraram o exame, cuja nota mais baixa foi 224,3 pontos, a menor entre as quatro avaliadas. Em ciências humanas, nenhum aluno teve resultados inferiores a 300 pontos, mas apenas 0,1% conseguiu passar dos 700.
A metade ficou abaixo dos 500 pontos. Em ciências da natureza, 48,7% não alcançaram a média e apenas 0,2% passou dos 700 pontos. Nessa área, no entanto, 0,8% dos candidatos não alcançaram os 300 pontos. A nota mais baixa foi 263,3. Matemática teve a nota mais alta entre as áreas, 985,1 pontos. No entanto, esse resultado foi obtido por apenas um estudante. Só 0,3 % passou dos 800 pontos. No ano passado, 2,6 milhões de jovens fizeram a prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Prouni Internacional
Convênio assinado entre o MEC (Ministério da Educação) e a Universidade de Salamanca vai beneficiar até 40 estudantes brasileiros de baixa renda que poderão estudar na universidade espanhola. O Prouni Internacional começa em 2010 e vai oferecer dez bolsas anualmente em um período de quatro anos.
Será oferecida uma bolsa em cada uma das dez áreas incluídas no programa: biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de edificações, engenharia de materiais, matemática e sociologia.
Em 2010, os bolsistas serão selecionados a partir da nota do Enem. O MEC vai entrar em contato com os melhores colocados de cada área para convidá-los a participar do programa. Os selecionados terão que atender aos critérios de renda do Prouni. A partir do próximo ano, as bolsas de Salamanca estarão disponíveis no sistema do Prouni, junto com aquelas que são oferecidas pelas instituições brasileiras. O critério de seleção também será a nota do Enem.
Os selecionados embarcam em março para a Espanha. Até junho participarão de um curso preparatório para uma prova de proficiência que deverão prestar antes de ingressar na universidade espanhola. Nesse período, a hospedagem e alimentação do estudantes, além das passagens aéreas, serão custeadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no valor de US$ 900 mensais.
No segundo semestre, quando o bolsista ingressar na instituição, as despesas serão bancadas pelo Banco Santander, com uma bolsa anual de 11,8 mil euros, além de passagens aéreas para que ele possa visitar o Brasil uma vez por ano. Como receberão financiamento público via Capes, os estudantes terão que assinar um termo se comprometendo a retornar ao Brasil após a conclusão do curso, como ocorre com as bolsas de mestrado e doutorado.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, espera que a experiência possa ser estendida para outros países no futuro. "Se o programa demonstrar êxito poderá servir de espelho para outras parcerias que possam ser estabelecidas com outras universidades espanholas e de outros países", afirmou.
Há previsão de que no futuro um novo convênio seja firmado para que estudantes espanhóis sejam recebidos por universidades brasileiras. O reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruiperez, disse durante a cerimônia que estava "orgulhoso" em poder ajudar a juventude brasileira a desenvolver seu potencial.
Salamanca é uma amigável e hospitaleira cidade, relativamente pequena, situada a noroeste da Península Ibérica, na região de Castela e Leão, a 200 km de Madrid.
A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e uma das primeiras da Europa, junto com as de Paris, Oxford e Bolonha. Isto faz de Salamanca um dos centros estudantis mais importantes da Espanha e um centro de referência para o espanhol no mundo.
A cidade tem uma população de 180.000 habitantes, o que faz da cidade um lugar agradável, seguro e cosmopolita.
Os habitantes, chamados de “salmantinos”, são hospitaleiros, simpáticos e abertos, qualidades que facilitam extremamente para estudantes estrangeiros o estabelecimento no dia-a-dia da Espanha e, em particular, de Salamanca.
Salamanca foi considerada a Capital Cultural da Europa em 2002. Esta distinção por si só é suficiente para dar a você uma idéia da dimensão cultural da cidade, sua história, seu povo e seu futuro.
Quando você chegar a Salamanca, você encontrará uma cidade jovem aberta para o mundo, que em suas ruas apresenta uma mistura de arquitetura e monumentos, tanto clássicos como modernos. Sem dúvida estamos falando de um dos mais importantes e refinados centros culturais da Espanha.
60.000 estudantes de todo o mundo vêm para a cidade anualmente. Se, a estes estudantes, acrescentarmos os estudantes de sua Universidade, o resultado é uma cidade inteiramente devotada à vida universitária, que se importa com a arte, a cultura, a música e, como não podia deixar de ser, com o entretenimento e o lazer.
Se em Salamanca você consegue absorver a cultura durante o dia, você pode deleitar-se também em qualquer noite da semana pelas centenas de bares e clubes da cidade.
Aos fins de semana, as atividades tanto culturais quanto de lazer e de passatempo aumentam. Salamanca é o coração da Ruta de la Plata, a partir de onde você pode visitar cidades interessantes como Madrid, Avila, León, Porto, Lisboa, Cáceres, etc. Além de ser possível, é bastante recomendável.
Todas estas características da cidade fazem dela um lugar perfeito para se estudar espanhol. Você só precisa de dois dias para conhecer a cidade, seus segredos, seus cantos e seus pontos prediletos. Salamanca é uma cidade calma, sem multidões, sem problemas de trânsito, sem barulho. Uma cidade na qual o tédio não existe; sempre existe algo de novo para se ver.
Venha descobri-la!
Voce sabe o que é sorte?
Sorte é preparação mais oportunidade.
A oportunidade está ai na sua frente,
agora é só se preparar, ok?
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Muito está sendo feito pela educação
Mais de 1.000 novas creches em todo país
45 milhões de alunos beneficiados com recursos do FUNDEB
32 mil laboratórios de informática nas escolas públicas
214 novas escolas técnicas até 2010
12 novas universidades federais
104 novas extensões no interior
419 mil bolsas do Prouni ativas
24 mil bolsas de doutorado por ano no país
Juntos, governo e sociedade podem fazer muito mais.
O que vc pode fazer?
Por que não somos estrelas em educação ?
A nota média das escolas do Brasil é 4,2 no ensino fundamental 1 e 3,8 no ensino fundamental 2 segundo o IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Segundo o Pisa 2006, o programa de avaliação de sistemas educativos mais difundido no mundo, o Brasil está em 54° lugar em matemática dentre 57 países e em 49° em leitura.
Apenas 9,8% dos alunos do 3° ano do ensino médio sabem o conteúdo esperado da matemática e 24,5% o de lingua portuguesa segundo o Saeb/2007
74% da população brasileira não consegue entender um texto simples. (fonte: Inaf)
O Brasil só melhora com Educação de qualidade e voce tem tudo a ver com isso?
Porque? Quanto voce motivou alguem hoje pra ler um livro? ou comentou o quanto é importante se qulificar? Voce leu um livro esse mes? No ano passado?
As oportunidades existem, mas é pra quem está qualificado e preparado.
Na vida não existe sorte ou azar, existe voce estar preparado ou não?
Certo?
O que é Prouni ?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, o convênio de estágio MEC/CAIXA e o FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.
O ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2009, cerca de 600 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.
Desde 2007, o ProUni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.
Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, a Universidade Aberta do Brasil e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a oferta de educação superior até 2011 para, pelo menos, 30% dos jovens de 18 a 24 anos.
Prouni = Enem ???
Só pode se candidatar ao ProUni, referente ao primeiro semestre de 2010, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2009 e obtido a nota mínima exigida pelo MEC. Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar.
Prouni ti leva pra Europa
Salamanca é uma amigável e hospitaleira cidade, relativamente pequena, situada a noroeste da Península Ibérica, na região de Castela e Leão, a 200 km de Madri.
A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e uma das primeiras da Europa, junto com as de Paris, Oxford e Bolonha. Isto faz de Salamanca um dos centros estudantis mais importantes da Espanha e um centro de referência para o espanhol no mundo.
A cidade tem uma população de 180.000 habitantes, o que faz da cidade um lugar agradável, seguro e cosmopolita.
Os habitantes, chamados de “salmantinos”, são hospitaleiros, simpáticos e abertos, qualidades que facilitam extremamente para estudantes estrangeiros o estabelecimento no dia-a-dia da Espanha e, em particular, de Salamanca.
Salamanca foi considerada a Capital Cultural da Europa em 2002. Esta distinção por si só é suficiente para dar a você uma idéia da dimensão cultural da cidade, sua história, seu povo e seu futuro.
Quando você chegar a Salamanca, você encontrará uma cidade jovem aberta para o mundo, que em suas ruas apresenta uma mistura de arquitetura e monumentos, tanto clássicos como modernos. Sem dúvida estamos falando de um dos mais importantes e refinados centros culturais da Espanha.
60.000 estudantes de todo o mundo vêm para a cidade anualmente. Se, a estes estudantes, acrescentarmos os estudantes de sua Universidade, o resultado é uma cidade inteiramente devotada à vida universitária, que se importa com a arte, a cultura, a música e, como não podia deixar de ser, com o entretenimento e o lazer.
Se em Salamanca você consegue absorver a cultura durante o dia, você pode deleitar-se também em qualquer noite da semana pelas centenas de bares e clubes da cidade.
Aos fins de semana, as atividades tanto culturais quanto de lazer e de passatempo aumentam. Salamanca é o coração da Ruta de la Plata, a partir de onde você pode visitar cidades interessantes como Madrid, Avila, León, Porto, Lisboa, Cáceres, etc. Além de ser possível, é bastante recomendável.
Todas estas características da cidade fazem dela um lugar perfeito para se estudar espanhol. Você só precisa de dois dias para conhecer a cidade, seus segredos, seus cantos e seus pontos prediletos. Salamanca é uma cidade calma, sem multidões, sem problemas de trânsito, sem barulho. Uma cidade na qual o tédio não existe; sempre existe algo de novo para se ver.
Venha descobri-la!
Voce sabe o que é sorte?
Sorte é preparação mais oportunidade.
A oportunidade está ai na sua frente,
agora é só se preparar, ok?
Engenharia tem mais de 6 mil vagas
Os interessados em ingressar em um curso superior de engenharia podem se candidatar a uma das 6,6 mil vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
As vagas são oferecidas por universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Na área de engenharia civil e de produção, são quase mil vagas. Em engenharia elétrica e eletrônica, a disponibilidade é de 873 vagas; na engenharia mecânica, são 556.
A oferta, no entanto, não se resume às engenharias de formação tradicional. Outros cursos na área, mais específicos, também são oferecidos aos candidatos que fizeram o Enem 2009. É o caso das engenharias ambiental, florestal e energética e das engenharias de pesca e de aquicultura - todas contempladas com vagas no sistema.
confira sua nota no Enem 2009
Notas minimas e maximas do Enem 2009
O Inep acaba de divulgar as notas máximas e mínimas do Enem 2009; confira e compare a sua com as demais.
O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.
A média do desempenho na redação foi de 601,5. A área de matemática e suas tecnologias foi a que apresentou a maior nota: 985,1. Veja as demais:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Menor nota 263,3 - Maior nota 903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias: Menor nota 300,0 - Maior nota 887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Menor nota 224,3 - Maior nota 835,6
Matemática e suas Tecnologias: Menor nota 345,9 - Maior Nota 985,1
O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.
Teoria de Resposta ao Item
A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.
A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).
metade dos alunos não atingiram media
SÃO PAULO - Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas. Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.
A escala apresentada ontem pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio, nem tão ruins nem tão bons, a nota 500 - no caso, foram usados apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.
A análise de quantos alunos ficaram em cada uma das faixas de pontos mostra que boa parte não conseguiu nem mesmo alcançar essa média. Na prova de linguagens, que inclui português, 47% dos estudantes ficaram com menos de 500 pontos e 1,3% ficou abaixo de 300, o que significa que praticamente zeraram o exame, cuja nota mais baixa foi 224,3 pontos, a menor entre as quatro avaliadas. Em ciências humanas, nenhum aluno teve resultados inferiores a 300 pontos, mas apenas 0,1% conseguiu passar dos 700.
A metade ficou abaixo dos 500 pontos. Em ciências da natureza, 48,7% não alcançaram a média e apenas 0,2% passou dos 700 pontos. Nessa área, no entanto, 0,8% dos candidatos não alcançaram os 300 pontos. A nota mais baixa foi 263,3. Matemática teve a nota mais alta entre as áreas, 985,1 pontos. No entanto, esse resultado foi obtido por apenas um estudante. Só 0,3 % passou dos 800 pontos. No ano passado, 2,6 milhões de jovens fizeram a prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Sorte ou azar??
Lembre-se disso,
não existe sorte,
o que existe é,
estar preparado,
sempre,
se voce está preparado
e encontra com uma oportunidade
voce pode agarra-la.
Se voce encontra uma oportunidade
maravilhosa,
mas voce não está preparado,
não vai conseguir agarrar e
vai ficar dizendo... ó céus,
ó dia! ó azar ... Mas na verdade
não é azar, é voce que não se
preparou certo?
Logo, sorte é: Preparação + Oportunidade.
Comece a se preparar já,
e conquiste os seus sonhos.
Não sonhou ainda?
Então sonhe já,
e aproveite,
porque ainda é de graça sonhar!
E se voce é estudante do ensino médio
ou se já terminou em qualquer epoca,
essa é sua chance de estudar na melhor
Universidade da Espanha com tudo pago
pelo Governo Brasileiro, pelo Prouni
que agora é internacional e com todas
as despesas pagas (mais de 11 mil euros)
e aí? Vamos sonhar?
Vamos nos preparar?
Quer saber como se preparar pra ter mais
chances de conseguir essa bolsa?
Mande e-mail pra: ivam@live.com
Cursos menos concorridos
Não tem jeito. Todos os pais são iguais: têm o sonho de ver seu filho ou filha formado em medicina, engenharia ou direito, e qual não é a decepção quando o pupilo chega em casa dizendo que tudo o que quer estudar na vida é Filosofia. E não adianta, tentar fazer você mudar de idéia é pura perda de tempo. Bem, as coisas podem ser mais fáceis do que você imagina. Mostre a eles que essas profissões pouco procuradas estão em alta no mercado de trabalho, exatamente porque são poucos os profissionais preparados e capacitados para exercer as funções exigidas.
Pegue a relação de candidatos/vaga do vestibular da Fuvest este ano. Enquanto os cursos tradicionais continuam ganhando disparado na categoria concorridíssimos – com mais de quarenta candidatos por vaga, alguns contam com poucos candidatos. Música, Filosofia, Artes Plásticas, Ciências da Terra, Matemática, Letras e Física/Meteorologia são os cursos menos procurados, quase rejeitados pelos vestibulandos, mas que podem ser mais vantajosos do que se imagina. Para o curso de Filosofia, por exemplo, a procura é tão pequena que a Universidade São Judas, uma instituição privada, o oferece gratuitamente desde 1995.
A falta de informação é o principal motivo para a baixa procura por algumas carreiras. O curso do Fotografia da PUC de São Paulo teve, em seu vestibular deste ano, apenas dois candidatos por vaga. Música e Química na Unicamp não ficaram longe disso. O estudante quase não conhece a abrangência de alguns cursos. Segundo o coordenador da Fuvest, Sérgio Massaro, os jovens desconhecem o quanto alguns cursos são bem aceitos pelo mercado de trabalho.
Mercado em expansão
Para Gabriele Greggersen, responsável pelo departamento de filosofia da Universidade Mackenzie, cursos como Filosofia, História e Ciências Sociais são pouco procurados porque os pais ainda exercem uma grande pressão para que os filhos optem por profissões tradicionais. “Isso apenas reforça o preconceito de que esses cursos são mero passatempo, não dando futuro pra ninguém, o que não corresponde à realidade”, diz ela.
Até cursos mais comentados, como Letras (6 por vaga) ainda conta com poucos estudantes, e sabe por quê? Porque todo mundo pensa que quem estuda Letras só pode exercer a carreira de professor. O que quase ninguém imagina é que, com a entrada de investimentos estrangeiros no país e a criação do Mercosul, as chances para quem faz Letras cresceram muito. Segundo a professora Ana Maria Zilocchi, da PUC, há muito campo na área de tradução e de interpretação de eventos internacionais. E essas chances aumentam à medida que o estudante domina o inglês e espanhol.
A estudante do último ano de Letras da Universidade de Guarulhos, Andréa Louise Moreira Ribeiro, conta que o que a motivou a entrar para o curso de Letras foi a vontade de ser dar aulas. "Mas eu sei que o mercado está crescendo, oferecendo boas oportunidades, não só dentro das salas de aula", anima-se.
Foram essas boas perspectivas que também incentivaram o estudante Jan Kurkjian a prestar vestibular para Física, com habilitação em Meteorologia. “A área de atuação desse profissional é muito abrangente. O meteorologista trabalha em portos e aeroportos, na defesa civil, em indústrias e como pesquisador”, diz ele. O vestibular da Fuvest deste ano reuniu apenas seis estudantes disputando cada uma de suas 20 vagas.
Jan, na verdade, pensava em seguir a carreira de astrônomo, mas foi conversando com os professores que se convenceu de que as possibilidades de trabalho em Meteorologia eram promissoras. No próximo ano, Jan já inicia um estágio no Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Aliás, quer exemplo melhor do que o meteorologista Carlos Magno, que durante muito tempo realizou suas previsões climáticas na Rede Globo?
Assinar:
Postagens (Atom)