segunda-feira, 15 de março de 2010
Localização estratégica impulsiona economia de Lauro de Freitas - Bahia
A necessidade de expansão do processo de acumulação de capital no país direcionou seus interesses para algumas poucas cidades, selecionadas pela sua localização estratégica e por uma acumulação prévia de capital. Dentre estas, Salvador. Em conseqüência, a forte concentração populacional, saturando o território da capital, expande-se para a Região Metropolitana, em especial para Lauro de Freitas.
Com localização privilegiada, o município abriga em seu interior uma população de trabalhadores das mais variadas qualificações e outra de alta renda que se estabelece entre a avenida Santos Dumont (BA 099 Estrada do Coco) e o litoral, conformando um expressivo mercado consumidor.
Em 2003, o Produto Interno Bruto (PIB) de Lauro de Freitas somava 812 milhões de reais (dados da Secretaria de Planejamento do Estado). Em 2005 a Agência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal já contava mais de 3.200 empresas instaladas, movidas por mais de 33 mil trabalhadores. O município posiciona-se naturalmente com grande capacidade de atração de empreendimentos. Alem da infra-estrutura que dispõe, das facilidades institucionais e dos incentivos proporcionados pela administração municipal, Lauro de Freitas está próximo ao aeroporto internacional, da BR 324, da Linha Verde e ladeado pela terceira maior cidade do país (Salvador) e pelo maior parque industrial do Nordeste (Camaçari).
A planta industrial de Lauro de Freitas é baseada em indústrias limpas. São produzidos bens de consumo final cujos principais segmentos são: construção civil, brinquedos, eletro eletrônicos, cosméticos e alimentos. Com a implantação do Plano Diretor do município, dois pólos industriais devem ser confirmados garantindo um incremento significativo no setor secundário de indústrias não poluentes.
Entretanto, são os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços empresariais, financeiros, de saúde, educação, alimentação, segurança transporte e entretenimento que respondem por 54,2% do PIB do município.
No segmento de turismo, o município apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios. São sete quilômetros de belas praias, cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental (APA Joanes/Ipitanga) apta para o ecoturismo e, por iniciativa da administração municipal, já está em andamento o projeto para instalação do Centro de Convenções. Nas praias, o movimento nas barracas chega a ocupar 1.100 pessoas no verão e cerca de 600 na baixa estação.
Contudo o atrativo mais importante de Lauro de Freitas é a qualidade de vida e trabalho que pode oferecer às pessoas. Estimular o desenvolvimento econômico de forma sustentável construindo um ambiente sem poluição ou stress é o grande desafio e a grande meta da Prefeitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário