quarta-feira, 31 de março de 2010
Novo Velho Blog
Olá pessoal,
devido as constantes viagens pelo Brasil não há tempo pra ficar atualizando vários blogs, orkuts, emails, twitter e toda parafernália eletronica, por tanto a partir de hoje será atualizado apenas o blog:
www.ivamzouk.blogspot.com
Envie dúvidas, criticas ou sugestões para o email:
ivam@live.com
segunda-feira, 15 de março de 2010
Localização estratégica impulsiona economia de Lauro de Freitas - Bahia
A necessidade de expansão do processo de acumulação de capital no país direcionou seus interesses para algumas poucas cidades, selecionadas pela sua localização estratégica e por uma acumulação prévia de capital. Dentre estas, Salvador. Em conseqüência, a forte concentração populacional, saturando o território da capital, expande-se para a Região Metropolitana, em especial para Lauro de Freitas.
Com localização privilegiada, o município abriga em seu interior uma população de trabalhadores das mais variadas qualificações e outra de alta renda que se estabelece entre a avenida Santos Dumont (BA 099 Estrada do Coco) e o litoral, conformando um expressivo mercado consumidor.
Em 2003, o Produto Interno Bruto (PIB) de Lauro de Freitas somava 812 milhões de reais (dados da Secretaria de Planejamento do Estado). Em 2005 a Agência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal já contava mais de 3.200 empresas instaladas, movidas por mais de 33 mil trabalhadores. O município posiciona-se naturalmente com grande capacidade de atração de empreendimentos. Alem da infra-estrutura que dispõe, das facilidades institucionais e dos incentivos proporcionados pela administração municipal, Lauro de Freitas está próximo ao aeroporto internacional, da BR 324, da Linha Verde e ladeado pela terceira maior cidade do país (Salvador) e pelo maior parque industrial do Nordeste (Camaçari).
A planta industrial de Lauro de Freitas é baseada em indústrias limpas. São produzidos bens de consumo final cujos principais segmentos são: construção civil, brinquedos, eletro eletrônicos, cosméticos e alimentos. Com a implantação do Plano Diretor do município, dois pólos industriais devem ser confirmados garantindo um incremento significativo no setor secundário de indústrias não poluentes.
Entretanto, são os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços empresariais, financeiros, de saúde, educação, alimentação, segurança transporte e entretenimento que respondem por 54,2% do PIB do município.
No segmento de turismo, o município apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios. São sete quilômetros de belas praias, cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental (APA Joanes/Ipitanga) apta para o ecoturismo e, por iniciativa da administração municipal, já está em andamento o projeto para instalação do Centro de Convenções. Nas praias, o movimento nas barracas chega a ocupar 1.100 pessoas no verão e cerca de 600 na baixa estação.
Contudo o atrativo mais importante de Lauro de Freitas é a qualidade de vida e trabalho que pode oferecer às pessoas. Estimular o desenvolvimento econômico de forma sustentável construindo um ambiente sem poluição ou stress é o grande desafio e a grande meta da Prefeitura.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Sisu divulga lista de aprovados na 3ª etapa de seleção de 2010
05/03/2010 - 06h09
Sisu divulga lista de aprovados na 3ª etapa de seleção de 2010
Da Redação
Em São Paulo
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de aprovados na terceira etapa de 2010. Ao todo, se inscreveram 322.969 candidatos a 21.701 vagas em instituições públicas de ensino superior.
Consulte a lista de aprovados no site do Sisu
As matrículas dos convocados deverão ser realizadas de 9 a 12 de março. Os documentos para o registro podem ser consultados no site do Sisu ou nas instituições de ensino.
Espera e matrícula
Os candidatos que não foram convocados poderão manifestar interesse em participar de uma lista de espera para o curso indicado na inscrição. Para tanto, é preciso se inscrever pela web, no período de matrículas dos aprovados na terceira etapa, que vai de 9 a 12 de março.
Encerradas as matrículas, a universidade ou instituto federal que tiver vagas remanescentes pode convocar estudantes a partir da lista de espera dos candidatos.
Sobra de vagas
De acordo com a reportagem da Folha de S.Paulo, há a ameaça de sobra de vagas em cursos considerados top. Até o final da segunda rodada, das 21.701 vagas disponíveis, 12% eram de cursos top. A conclusão foi feita a partir de cruzamento das vagas oferecidas em cursos que obtiveram notas 4 e 5 nas últimas edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Um dos cursos que integram a lista preliminar de vagas remanescentes é o de medicina na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). Com nota 5, o curso costumava ter um vestibular concorridíssimo antes de a instituição aderir ao Enem como forma única de ingresso. Em 2009, por exemplo, teve 41,36 candidatos por vaga.
Veja outras informações no site do Sisu.
terça-feira, 2 de março de 2010
Prouni tem número recorde de inscrições com 822 mil candidatos a 165 mil bolsas
O Prouni (Programa Universidade para Todos) registrou recorde de candidatos. Foram encerradas as inscrições para 165 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Ao todo 822.254 estudantes disputam as vagas. No ano passado, 600 mil alunos se candidataram ao programa. O balanço de inscritos foi divulgado na quinta-feira (11/02/2010).
MEC cogita mudanças no Sisu para o próximo ano, após 74% de desistência de aprovados
A terceira etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) começou, nesta segunda-feira (1º), após desistência maciça dos candidatos às vagas nas instituições de ensino em que foram convocados.
Ao todo, foram selecionados mais de 29 mil vestibulandos e apenas 26% deles se matricularam na segunda etapa - o que representa um fracasso para esta fase do processo seletivo. A pasta já estuda mudanças no Sisu para o ingresso no próximo ano, com a criação de uma lista de espera já após a primeira chamada.
O ministério atribui a falha da seleção na segunda etapa do Sisu, principalmente, aos candidatos que, de maneira jocosa, fizeram inscrição em universidades que não tinham interesse real de estudarem.
Na primeira etapa, estavam em disputa 47,9 mil vagas, das quais 18,6 mil foram preenchidas. Restaram para a segunda etapa mais de 29 mil, com apenas 7,5 mil matriculados.
Para a terceira etapa, portanto, sobraram 21.701 vagas, ou 45,3% do total oferecido na fase inicial do Sisu.
De acordo com o MEC, houve casos de estudantes que participaram do Sisu mesmo depois de matriculados em outras instituições de prestígio. Um exemplo citado foi o de um candidato que, matriculado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, prestou um curso na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), garantiu a vaga no Sul do país e não se matriculou.
Mesmo com poucos alunos matriculados, a maioria das instituições decidiu manter o calendário acadêmico. As aulas para o curso de Educação Física da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) começaram oficialmente ontem no câmpus de Santos com apenas 12 estudantes matriculados - ainda há 36 vagas abertas.
O que deve mudar:
E qual mudança seria capaz de dar conta de desestimular os candidatos a fazerem brincadeiras com o sistema? O ministério acredita que a lista de espera poderá acabar com o problema de vagas não preenchidas. Por isso, a partir do próximo processo seletivo, ela deverá ser instituída após a primeira chamada.
Esta relação foi um artifício criado exclusivamente para esta terceira etapa de seleção do Sisu, pois o MEC "não havia previsto" que vestibulandos poderiam fazer do sistema um "joguinho de aprovação". Com ela, a pasta pretende que todas as vagas das instituições de ensino recebam seu respectivo ingressante.
Por que o MEC não previu o problema
A grande desistência de vagas não foi pressuposta porque a pasta imaginou que as listas de aprovados fossem seguir os padrões de preenchimento de vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos), com muito menos abandono de aprovados.
O programa dá bolsas de estudo, parciais e integrais, em universidades particulares para estudantes egressos da rede pública com renda familiar que se enquadre ao limite do edital. No momento, a renda familiar, por cabeça máxima admitida é de três salários mínimos (R$ 1.530). O caráter social das vagas do Prouni, segundo o MEC, seria inibidor de brincadeiras entre os vestibulandos.
Assinar:
Postagens (Atom)